ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA


Bem-vindos à nova era da saúde mental!

BEM-VINDOS À NOVA ERA DA SAÚDE MENTAL 

Antes dos avanços tecnológicos, como a ressonância magnética funcional, a depressão era frequentemente descrita como uma simples "deficiência de serotonina, dopamina ou noradrenalina", sendo considerada passível de correção por meio de medicamentos.

Contudo, estudos recentes mostram que 30% a 50% dos pacientes não respondem de maneira satisfatória aos tratamentos farmacológicos tradicionais. Isso torna essa teoria limitada e insatisfatória.

A explicação contemporânea sugere que a depressão está associada a um desequilíbrio na atividade dos circuitos que regulam o humor — a chamada:


"TEORIA DOS CIRCUITOS"

Essa teoria propõe que a depressão é causada por uma baixa conectividade entre o córtex pré-frontal (responsável pelas funções cognitivas) e o sistema límbico (regulador das emoções).

Hipoatividade do Córtex Pré-Frontal | Hiperatividade Sistema Límbico


A cognição, ou aquilo que percebemos e processamos intelectualmente, está situada na convexidade frontal do cérebro, enquanto as emoções residem nas regiões límbicas, localizadas nas áreas mais profundas do córtex frontal.


ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (EMT) NA DEPRESSÃO

Na depressão, ocorre o que pode ser descrito como uma "inversão de comando": o córtex pré-frontal torna-se hipoativo, perdendo seu controle sobre o sistema límbico. Em consequência, o sistema límbico se torna hiperativo levando à desregulação emocional, intensificando as respostas emocionais desproporcionais.


Na depressão, ao invés daquilo que você percebe como alegre ou triste produzir uma emoção alegre ou triste, aquilo que você sente distorce o que você percebe e tudo passa a ser sombrio.


ISSO EXPLICA POR QUE

muitas vezes, mesmo com boas intenções, familiares e amigos podem acabar prejudicando o estado emocional da pessoa depressiva, com as chamadas:


"AJUDAS QUE FAZEM MAL"

Frases como: 'tem gente em situação muito pior". "olhe o lado bom da vida" ou "você é forte, saia dessa" , transmitem a ideia de que a recuperação depende apenas da força de vontade da pessoa, colocando o indivíduo em uma posição de responsabilidade total pela sua condição, o que aumenta seu sentimento de culpa e suposta ingratidão.

Esse tipo de abordagem não só aumenta o sentimento de culpa como também pode intensificar a inversão de comandos entre o córtex pré-frontal e o sistema límbico, ou seja, a parte cognitiva do cérebro perde ainda mais o controle sobre as emoções.


COMO A EMT CORRIGE ESSE DESEQUILÍBRIO?

A EMT repetitiva age ativando as conexões entre a convexidade frontal e o sistema límbico que estavam enfraquecidas devido à depressão.


MAIS DO QUE UMA SIMPLES TÉCNICA, A EMT REPRESENTA UMA REVOLUÇÃO NA FORMA COMO ABORDAMOS O CÉREBRO HUMANO, TRAZENDO SOLUÇÕES INOVADORAS E MUDANDO VIDAS!

O INSTITUTO


O Instituto Dr. Paulo Fernando nasceu com um propósito claro: oferecer alternativas eficazes para quem enfrenta desafios na saúde mental e na dor crônica. Nossa missão é expandir as possibilidades de tratamento para além dos modelos convencionais, utilizando abordagens inovadoras embasadas em ciência e tecnologia.


Somos especializados no manejo de depressão resistente, fibromialgia e transtornos neuropsiquiátricos  complexos, oferecendo novas opções para casos em que a esperança parece ter se esgotado—especialmente para aqueles que não obtiveram resposta satisfatória com tratamentos tradicionais.


No Instituto, você encontrará uma equipe comprometida em proporcionar tratamentos modernos e eficazes, como Neuromodulação  e estratégias terapêuticas avançadas, sempre com um olhar atento às particularidades de cada pessoa.


Se você sente que já tentou de tudo e todos os seus tratamentos anteriores falharam, isso não significa que não exista uma solução. A ciência evoluiu, e novas possibilidades estão ao seu alcance!



Saiba mais